Tudo Sobre o Trem Maria Fumaça

TREM MARIA FUMAÇA

O passeio de Maria Fumaça, entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, é encantador: são 23Km de emoção, onde, num clima de muita nostalgia e ao som da tarantela italiana, degustaremos deliciosos vinhos, enquanto apreciamos muitas paisagens verdes e agradáveis. Quando passamos pelos lugarejos, as pessoas acenam ao ver a Maria Fumaça passar, tem-se a sensação de estar em um filme da época, como de fato aconteceu em “O Quatrilho“, produção cinematográfica que foi indicada ao oscar de melhor filme estrangeiro.


 O trem está em perfeito estado de conservação, remetendo-nos a um tempo no qual a Maria Fumaça era um meio tradicional de transporte. Faremos duas paradas clássicas: uma para a degustação de champanhe e outra para a degustação de vinhos. Durante o percurso, você é visitado, em sua cabine, por artistas que contam piadas, tocam sanfona e cantam as típicas canções italianas do começo do século.

O município de Garibaldi, conhecido como a "Terra do Champanha", é responsável pela elaboração de mais de 80% do vinho espumante nacional. Foi colonizado por diversas etnias, sobre as quais predominou a cultura italiana. No centro da cidade, pode-se observar traços da arquitetura européia do início do século, com forte influência francesa.
.    
Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi, Caxias do Sul e Carlos Barbosa, são algumas das cidades que fazem parte da região conhecida como “Pequena Itália“, assim chamada por preservar a autenticidade da arquitetura colonial e os fortes traços culturais europeus deixados pelos imigrantes.

As marcas da colonização  podem ser vistas nas antigas casas de pedra ou madeira, nas massas caseiras preparadas com a mesmas receita das nonas, no dialeto e no vinho.



 O passeio de Maria Fumaça na Serra Gaúcha se caracteriza pela mistura de alegria, animação e nostalgia. Passando pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, os 23 quilômetros do passeio que tem duração de 2 horas, reservam além de belas paisagens, shows, música e gastronomia local.

Em 1900 se deu início à construção da malha ferroviária para unir as, hoje conhecidas, cidades da rota do vinho. Alguns anos mais tarde, foram sendo inauguradas as Estações Ferroviárias que ligam essas três importantes cidades gaúchas: Carlos Barbosa em 1908, Garibaldi em 1918 e Bento Gonçalves em 1919. A Maria Fumaça naquela época representava um dos principais meios de transporte utilizado por passageiros e também para cargas. Para reviver estes tempos, em 1993 o ramal ferroviário dessa região foi reativado para fins turísticos. Uma ótima iniciativa, diga-se de passagem.

O trem está em perfeito estado de conservação, até seus bancos são como os originais, de madeira pura. Prova disso é que essa Maria Fumaça foi utilizado para as filmagens do "Quatrilho", filme indicado ao Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro.

O passeio tem início na Estação Ferroviária de Bento Gonçalves, a 115 quilômetros de Gramado - principal destino oferecido nos pacotes turísticos vendidos pelas agências. Ao soar do sino, os turistas embarcam no trem formado pela locomotiva, dois vagões originais simples e quatro vagões de primeira classe, todos eles repletos da alegria que traduz o jeito de ser dos imigrantes italianos que formam a cultura local. Enquanto a Maria Fumaça passa sobre os trilhos fazendo o passeio se realizar, a festa fica no comando de um coral típico italiano ao som da tarantela, por apresentações teatrais, e pelos gaúchos que contam histórias durante todo o percurso.

Em cada parada ocorrem diferentes atividades para entreter os visitantes, mas é claro que o interessante mesmo você vai ver nas paisagens existentes entre uma cidade e outra: vinícolas, construções históricas, rios e montanhas, muitas montanhas.

Já em Garibaldi, a recepção acontece ao som de música essencialmente gaúcha e italiana. Enquanto alguns preferem dançar, outros ficam na degustação do saboroso espumante produzido na própria cidade. Mas venhamos e convenhamos, o melhor mesmo é fazer as duas coisas, dançar e beber para completar o clima de descontração.

No destino final do passeio em Carlos Barbosa, os passageiros são recepcionados por um show especial de belíssimas músicas italianas. É nesse momento onde todos os passageiros dos diversos vagões se encontram e se confraternizam, embalados pela música. Alguns passageiros se despedem para ficar um pouco mais em Carlos Barbosa, enquanto outros embarcam no passeio de retorno com a mesma animação do percurso de ida.
Agencias que fazem esta passeio. Aqui ou Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário